1ª CONFERÊNCIA NACIOANL DE QUADROS DA JUVENTUDE DA IECA

A Igreja Evangélica Congregacional em Angola (IECA) é conhecida em Angola desde o dia 11 de Novembro do ano de 1880 com a chega de missionários americanos que entrando pela praia morena em Benguela puderam chegar as províncias do Bié e Huambo onde começaram a projecção para outros alvos do país.
Bem, este texto não se destaca com o intuito de relatar a história da IECA desde os seus primórdios, embora possa ser interessante, mas o seu surgimento remonta em apreciar a iniciativa, a inovação e até mesmo da visão da Igreja Congregacional em Angola por intermédio da juventude nacional que um século a seguir ao surgimento da Igreja em terras angolanas, portanto, à 8 de Agosto de 1975 organiza-se na perspectiva de congregar jovens dos quatro cantos do país com vista a discutir aspectos de interesse social e espiritual da igreja e do país. Aliás, diga-se que os desafios da juventude hoje são maiores e mais complexos.
Sob o tema “ Amplia o lugar da tua tenda empregando todo seu saber e vontade” a juventude organizou a 1ª Conferencia Nacional de Quadros da Juventude da IECA de 29 de Abril à 2 de Maio do ano em curso na cidade do Lubango.

A conferência que contou com vários atractivos durante os três dias, congregou no primeiro dia das actividades, no auditório da Rádio Huíla jovens das províncias de Luanda, Kuanza-Sul, Benguela, Huambo, Bié, Namibe, Kuando-Kubango e Huíla que puderam interagir com prelectores com várias experiencias profissional, social e religiosa.

Na sexta-feira (primeiro dia das actividades) foram trazidos temas como: PROVAJE (Programa Vida Abundante em Jesus); Sistemas de saúde: que contributo a dar para a sua melhoria?; Segurança alimentar e agricultar sustentável; Sistema de Educação em Angola: Currículo das escolas evangélicas contributos para a sua melhoria; Doutrina da IECA: como estar a ser seguida; Crenças religiosas e o exorcismo: Impacto positivo e negativo na fé cristã.
Como se pode ler, os temas são de interesse actual não apenas para a vida religiosa, como para a vida social. Alias, os cristãos são membros integrantes da sociedade, dali que as questões que apoquentam a sociedade também os apoquentam.
Os temas foram desenvolvidos com maior grau de competência e responsabilidade da parte dos prelectores que a par das suas exposições proporcionaram momentos de acesos debates em torno dos assuntos expostos.
Os jovens cristãos foram despertados a desenvolverem não só o lado espiritual das suas vidas mas também precisam promover o lado social na medida da sua adequação às exigências do mundo hodierno, mas sempre ancorados na rocha que é Cristo.
O sistema de saúde de Angola ainda inspira cuidados, não é o adequado e os cristãos médicos, enfermeiros e não só precisam contribuir com informação à população e com exemplo práticos onde quer que estejam n sentido de prestarem o seu contributo exemplar. A mesma preocupação estendeu-se aos quadros da educação na melhoria e coesão do sistema educativo, no exemplo como formadores, educadores, professores.
A situação alimentar dos angolanos e maneira como pode ser feita agricultura (tradicional, moderna, de precisão) e a necessidade das pessoas praticarem a agricultura na dimensão das oportunidades que dispõem também deve preocupar o jovem cristão.
Já o segundo dia serviu para dar a ver as belezas que o Lubango dispõe. É assim que foram (re) visitados o estádio nacional da Tundaval, o aeroporto internacional da Munkanka, a estátua do Cristo Rei, o miradouro e serra da Leba e por fim o complexo turístico da Nossa Senha do Monte.
Portanto, foi um sábado encantador e de relaxe sobretudo para aqueles que nunca tinham visitado a cidade da Serra da Chela, a cidade da Mumuila, a cidade do Lubango.

No terceiro e último dia, domingo 2 de Maio, foi o encerramento das actividades com o culto de adoração a Deus no Pastorado de Emaús no bairro João de Almeida. Foi um dia com muitos cânticos, oração e súplica a Deus.
O culto de encerramento esteve a cargo do Reverendo Mendes Sambalundo que baseou o seu sermão no livro de Actos 3: 13-15 e 17-19. Recorde-se que este domingo foi o quarto a seguir ao domingo de Páscoa.
De entre outros aspectos privilegiados pelo pregador, este lembrou e apelou aos féis que todos nós somos convidados ao arrependimento e que a vida surge depois da morte.
Ademais, enfatizou que, somos o que somos graças a morte de muitos, e todos os dias temos a necessidade fazer uma reviravolta para tal é preciso mudar de atitude. E porque a vida humana está cheia de imprevistos somos instigados ao arrependimento, a conversão constante.
A conversão é muito difícil porque exige matar os próprios desejos e abraçar os desejos de Deus. A conversão é um processo.
E a fechar, para quem acompanhou o sermão, possivelmente ainda lembra-se da ilustração da corda e do boi. Você se lembra?
E assim, lá se foi a 1ª Conferencia Nacional de Quadros da Juventude da IECA que fica nos anais da igreja e dos que nela participaram. Espera-se que as próximas estejam mais abertas a outras confissões religiosas e elementos da sociedade civil para beberem também da preciosa água juntos connosco.
Que Deus abençoe a nós todos!

Por: Francisco Caloia ALFREDO.

6 comentários:

  1. OLA MEU AMADO IRMAO FICO SURPRESO , PELO TEU ARTIGO SOBRE A 1ª CONFERENCIA NACIANAL DE QUADROS DA IECA, ALGO ME DIZIA QUE ÉS UM GRANDE INTELECTUAL E PROFISSIONAL , DIGO ISSO PORQUE ATENTO AS SUAS INTERVENÇOES , ELAS ERAM TAO CLARAS E QUE LEVAVAM OS PRELEITORES A FAZEREM UM JUIZO PROFUNDO , CARISSIMO CONTINUE A ESCREVER SOBRE NOS , SOBRE OUTRAS TEMATICAS COMO EDUCAÇAO, OUTROSSIMDEIXO -LHE UM DESAFIO , PARA ALEM DO CURRICULO DA REFORMA SUGIRA UM ALGUMAS DISCIPLINAS QUE AO TEU VER PODER REFORÇAR OS ESTUDANTES DAS ESCOLAS EVANGELICAS " COLEGIOS DA IECA" COM CONHECIMENTOS E CPACIDADES CIENTIFICAS

    OSVALDO MAME , DG-JUVENTUDE DA IECA

    ResponderEliminar
  2. resalvo

    queria dizer amado irmao que fiquei bastante surpresso com o teu artigo , deixei-lhe um desafio de poderes fazer uma proposta sobre a melhoria do ensino nas escolas evangelicas , olhando para o programa da reforma , e acrescentar algumas disciplinas que a teu ver comom profissional de educaçao poderia capaciitar os estudantes das escolas da ieca com conhecimentos academicos e cientificos.

    por outra gostaria que fizesse uma pequena correcçao da data da fundaçao é 11 de novembro de 1880, e tambem pode inquecer colocando o dia da fundaçao da juventude da ieca 8 de agosto de 1975.

    DG-JUVENTUDE DA IECA , OSVALDO MAME

    ResponderEliminar
  3. Caro Osvaldo, fico satisfeito por teres deixado o teu parecer neste artigo. Os desafios que colocas quanto os colegios evangélicos afectos a IECA é de interesse, porquanto, para além, das escolas evangélicas oferecerem a formação académica normal também podem alargar o nível de oferetas. Vamos reflectir sobre o desafio! Obrigado

    ResponderEliminar
  4. Ola irmão fiquei surpreendido pela positiva, pela sua exposição na conferência dos quadros da IECA os resultados alcansados mostram que foi uma boa participação...
    continua nessa força..
    Deus abençoe

    ResponderEliminar
  5. Olá caro Josias,
    É prazer saber que você leu este artigo. Convido-lhe a ler outros e plorifere o blog para outros académicos cibernautas.

    Abraço fraterno!

    ResponderEliminar
  6. amado irmao e um prazer imenso ter-te como irmao amigo da IECA deixo-te um desafio de estares na actividade que tera lugar aqui no Bie nos dias 01 à 04 de Julho de 2010 pois que a tua participaçao sera um Jubilo estaremos orando pelos teus trabalhos e pela tua familia

    ResponderEliminar