MATERIAL ESCOLAR EM ANGOLA


O responsável do INIDE* avançou a informação à margem de uma reunião realizada pelo Ministério da Educação com responsáveis de Empresas e Gráficas produtoras de material escolar.
“Tudo vamos fazer para cumprir as indicações do Executivo no sentido de, no próximo ano, não haver falta de material escolar, fundamentalmente no ensino primário, que tem sido uma das maiores preocupações a nível do ensino em Angola”, afirmou.
David Chivela referiu que, devido às reclamações dos encarregados de educação, professores e alunos, o INIDE vai procurar encontrar um maior dinamismo na produção dos materiais e exigir aos produtores um maior cumprimento dos acordos. Uma equipa técnica está a trabalhar para evitar as ocorrências registadas nos últimos anos, relativamente à existência de enormes quantidades de material didáctico nos mercados informais, voltem a acontecer.

“Os encarregados de educação só vão ao mercado quando há falta de livros nas salas de aulas e penso que, se cumprimos as nossas obrigações com o Governo, vamos evitar que cenas dessa natureza voltem a acontecer”, sublinhou.

A equipa técnica do Ministério da Educação recebeu orientações no sentido de trabalhar directamente com as gráficas, editoras e transportadoras de material escolar.

“Tem havido atrasos na entrega dos livros por parte das Empresas responsáveis pela sua produção e, por outro lado, tem havido uma desarticulação no transporte, principalmente para as outras províncias”, explicou.

O desvio de material didáctico para os mercados informais constitui uma das maiores preocupações do INIDE. Para evitar esse tipo de situações, a Policia vai trabalhar com os inspectores da Educação para, em conjunto, encontrarem os melhores caminhos para a resolução do problema. Uma das medidas desde já perspectivada consiste no transporte imediato dos materiais, conforme estes vão sendo produzidos, para as Delegações Provinciais e Municipais. David Chivela assegurou que já foram produzidos milhões de livros do ensino primário para o próximo ano.

*INIDE: Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento da Educação
                                                                                              Produção: CDI MED
                                                                                              Fonte: J.A nº 12293, ano 35 Manuela Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário