CAMINHO E DIMENSÃO DO FAZER EDUCAÇÃO

Dois campos no tema em questão com possibilidades extensivas podem direccionar o fazer educação. Fazer educação como caminho a desbravar nas oportunidades criadas e por criar, e fazer educação sobre na perspectiva da não restrição nem cessão da acção construtiva e humanizante. E no outro pólo o fazer educação relançando múltiplas dimensões da vida social.
Um olhar sobre a dimensão formal e informal denota uma caracterização do texto. Isto é, a escola, a família como protagonistas da criação ou promoção de acções e questões sociais.

AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS: SENTIDOS NA CONFIGURAÇÃO DA ACTIVIDADE PEDAGÓGICA

Nas suas diversas abordagens, a avaliação constitui desafio constante e presente nas reflexões e práticas de especialistas e professores no quotidiano da prática pedagógica. É ponto assente que, avaliar fenómenos sociais, como a educação, é uma actividade complexa que envolve a articulação de muitas perspectivas na promocação da aprendizagem.
O processo de ensino/aprendizagem proporciona aos seus actores motivos sobre os quais exige-se avaliar para a posteriori tomar decisões no almejo da qualidade que possibilita a actuação na e em sociedade com eficiência e autonomia.